A carne é um dos elementos mais presentes nas refeições do dia-a-dia do Brasileiro.
Mas para apreciarmos aquele churrasco no final de semana ou o tradicional “Bife com batata-frita” do almoço, esta matéria-prima precisa ser armazenada de maneira correta em câmaras frigoríficas, cumprindo rigorosas normas que tratam não somente da correta conservação da mesma, mas também da proteção das pessoas que ali trabalham.
A NR-36 também conhecida como “NR dos Frigoríficos” traz uma série de normas e anexos que têm como objetivo estabelecer requisitos mínimos para controlar e monitorar os riscos das atividades exercidas neste ambiente, visando garantir a segurança, a saúde e a qualidade de vida do trabalhador.
Um dos riscos existentes neste tipo de ambiente é de, acidentalmente, o trabalhador ficar preso do lado de dentro da câmara fria. Aí, não precisamos nem mencionar as consequências para ele e para a empresa, não é mesmo?
O item 36.2.10.1 traz a seguinte orientação: “As câmaras frias devem possuir dispositivo que possibilite abertura das portas pelo interior sem muito esforço, e alarme ou outro sistema de comunicação, que possa ser acionado pelo interior, em caso de emergência”.
Portanto, para que o trabalhador esteja seguro contra este tipo de risco é necessário o uso de um sinalizador audiovisual que possa ser acionado internamente na cabine por meio de um botão de emergência emitindo alertas sonoros e visuais do lado de fora.
O Sinalizador Sonoro e Visual Multifuncional SIR-E LED da ACR atende perfeitamente à essa necessidade, pois foi projetado para trabalhar em temperaturas baixas ou elevadas (mínimo-30° a 55°C), conta com LEDs SMD de alto rendimento luminoso e alcance sonoro máximo de 105 dB, além de possuir as mais rigorosas certificações europeias, como a CE, a UL e a EAC.
Quer saber mais sobre essa e outras soluções de segurança para o setor frigorífico? Entre em contato com nosso Gerente Comercial, David Teixeira no e-mail: gervendas@acr1.com.br.