Os pontos cegos estão presentes em quase todos os ambientes de circulação de pessoas e veículos. Dentro de casa, dentro de um carro e até mesmo caminhando na rua.
Infelizmente, a presença de pontos cegos e a distração são a combinação perfeita para a ocorrência de acidentes.
Quando falamos de empilhadeira, por exemplo, existem diversas partes do equipamento que podem gerar pontos cegos (torres de elevação, porta-garfos, protetor de carga, etc…), mas a empilhadeira não é a única causadora desse problema.
Os galpões, por exemplo, podem estar uma completa desorganização, com sinalização precária, com caixas espalhadas pelo local de circulação, além do trânsito intenso de veículos e pedestres no mesmo local.
Para aumentar a segurança é necessário que operadores e pedestres mantenham-se atentos e colaborem para evitar acidentes, mas existem uma série de soluções que podem agregar maior segurança à operação.
O IPAS – Sistema de Alerta de Proximidade Inteligente é uma solução desenvolvida com tecnologia UWB que, por meio de sensores instalados nas empilhadeiras e nos pedestres mede com precisão a distância entre os mesmos, emitindo alertas sonoros, vibratórios e visuais.
Esses alertas permitem que a atenção de operadores e pedestres sejam retomadas minimizando assim, os riscos de colisões e de acidentes.
Para saber mais, acesse: https://acr1.com.br/produtos_post/sistema-alerta-proximidade-inteligente-ipas/