O que é a lavra a céu aberto?
A lavra a céu aberto são as atividades de extração de minérios na SUPERFÍCIE, onde normalmente é necessária a retirada por escavação do sedimento depositado na superfície. É aí que são utilizadas máquinas para “escarificar” o solo a fim de facilitar a extração deste sedimento e posteriormente o minério.
Há uma infinidade de minas desse tipo espalhadas pelo mundo e aqui no Brasil, por exemplo, temos a Mina de Carajás, localizada no município de Parauapebas no estado do Pará, que é considerada a maior mina de minério de ferro do mundo, com uma produção anual de aproximadamente 112 milhões de toneladas.
Principais vantagens
A lavra a céu aberto possui algumas vantagens como: menor custo operacional, possibilidade de utilização de equipamentos maiores que por consequência aumentam a produtividade, menor limitação de peso / tamanho de maquinários e maior segurança. Ainda assim, o cuidado, a atenção e a utilização de dispositivos de segurança para minimizar a ocorrência de acidentes e reduzir custos, devem fazer parte do dia a dia de qualquer empresa.
As operações com máquinas e as lesões ocupacionais
Falando sobre as máquinas utilizadas para escarificação (processo de “arranhar” ou cortar superficialmente o solo a fim de revolver ou “afofar” a terra que encobre as rochas de minérios), por exemplo, um trator de esteira com escarificador. Quando em funcionamento, este equipamento gera uma grande vibração o que para a saúde do operador, pode ser extremamente prejudicial. Essa vibração, provoca “lesões ocupacionais” que podem causar doenças vasculares, neurológicas e musculares afetando inclusive o sistema circulatório. Por este motivo o Ministério do Trabalho, em geral limita o período de trabalho deste tipo de tarefa.
Soluções de Segurança e as vantagens para o operador e para a empresa
A operação desse trator de esteira utilizando um controle remoto operado à distância, ou seja, fora da máquina, garante ao operador uma qualidade de vida muito maior e à empresa maior ganho, pois permite que o operador trabalhe em período integral e ainda reduz custos com afastamentos e indenizações. O operador pode trabalhar de maneira segura, por exemplo, dentro de uma van ou estações de trabalho a centenas de metros distante, com conforto e total segurança nas operações. Grandes mineradoras no Brasil e no mundo já utilizam esta solução e têm colhido muitos frutos.
Como a operação à distância reduz o campo de visão do operador, ele precisa de outros elementos que possam lhe auxiliar a ter uma visão que lhe permita realizar todas as manobras com segurança. É aí que entram os Sistemas de Monitoramento por Câmeras, Sensores e Sinalizadores visuais e sonoros.
O Sistema de Monitoramento por Câmera é composto de câmeras instaladas nos locais necessários para que o operador tenha visão remota semelhante a que teria quando dentro da cabine, o monitor ou monitores são instalados no transmissor de controle remoto ou quando monitores maiores, são instalados no posto de trabalho.
Já os sensores e sinalizadores, são necessários para que sejam vistos por outros operadores e equipamentos próximos à ele, reduzindo a chance de colisões, atropelamentos ou quaisquer outras ocorrências que possam resultar em acidentes.
A sua empresa pode proteger ainda mais a saúde e a vida de seus Colaboradores, promover operações mais seguras e obter resultados muito mais lucrativos.
Quando o assunto é PRESERVAR A VIDA DOS TRABALHADORES E O PATRIMÔNIO DAS EMPRESAS, você pode falar com a ACR; “ESSA É A NOSSA MISSÃO”!
Entre em contato e vamos falar sobre segurança!
Referências:
http://cristaljr.com/lavra-a-ceu-aberto-conheca-esse-metodo-e-10-incriveis-minas-pelo-mundo/
https://minerajr.ufop.br/blog.mina_de_carajas.html
Acesso em 17/06 às 15h00